Governo envia ministros para acompanhar ações e apoiar vítimas de tornado no Paraná
08/11/2025
(Foto: Reprodução) Veja os estragos provocados pelo ciclone extratropical em Santa Catarina
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, embarcam neste sábado (8) para a região de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná.
Cidades na região Centro-Sul do Paraná amanheceram neste sábado (8) sob escombros após a passagem de um tornado com ventos que chegaram a 250 km/h na sexta-feira (7).
"A missão é levar apoio do governo federal às vítimas do tornado que atingiu cidades região, além de iniciar os procedimentos para a reconstrução, em coordenação das prefeituras com a SRI e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O presidente Lula determinou que todo apoio seja levado à população atingida", informou a Secretaria de Relações Institucionais.
Também estará presente no comboio do governo o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres – Cenad, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Armin Braun.
No mesmo voo, seguem equipes da Defesa Civil especializadas em Socorro e Ajuda Humanitária e em Reconstrução.
Tornado causa destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná
Reprodução/Globonews
Ao menos seis pessoas morreram e 432 receberam atendimento médico. Cinco mortes ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu , a cidade mais atingida, e uma foi em Guarapuava.
Em Rio Bonito do Iguaçu as vítimas são três homens com idades de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, com idades de 47 e 14 anos. A vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que o tornado atingiu o índice EF3, numa escala que vai até cinco.
O tornado se formou devido a um ciclone extratropical que atinge o sul do país e também provocou chuva forte e estragos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Sudeste, os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro estão em alerta.
Os ventos fortíssimos arrancaram árvores e postes devastaram casas. Mais de mil pessoas estão desabrigadas. Bombeiros e agentes da Defesa Civil buscam sobreviventes sob escombros.
Tornado causa destruição em Rio Bonito do Iguaçu
Reprodução/Globonews